Características da fatura eletrônica na Turquia

O processo de faturamentro eletrônico na Turquia começou em 2010 com a aprovação da Tax Procedure Law (VUK) que outorga a mesma validade legal da fatura em papel à fatura eletrônica. Desde então, novas obrigações estão sendo incorporadas no sistema de faturamento turco em função de seu faturamento anual. Agora, o governo implementou também o seu uso por parte das administrações públicas.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

Atualmente, no âmbito B2B, são obrigadas a faturar eletronicamente todas as empresas com um volume de faturamento superior a 5 milhões de liras turcas. No âmbito B2G, as administrações públicas devem ser capazes receber faturas eletrônicas e os seus fornecedores devem poder emiti-las se estiverem registrados na TRA.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

TRA - Turkish Revenue Administration.
GIB - Gelir İdare Başkanlığı.   

Procedimentos administrativos

Procedimentos administrativos

Registro no TRA com o seu VKN, um código de identificação fiscal.
Preenchimento de documentação exigida pelo governo.
Certificado digital de pessoa física e um selo eletrônico da sociedade, além da apresentação da Escritura de Constituição perante tabelião da empresa.

Formato da fatura

Formato da fatura

O formato da fatura eletrônica é UBL-TR 1.2 TEMEL/TICARET E-FATURA, para as faturas de exportação, o formato aceito é apenas o UBL-TR 1.2.

Assinatura digital

Assinatura digital

Para garantir a autenticidade e integridade, exige-se a utilização da Assinatura Eletrônica a partir de certificados denominados Selos Financeiros emitidos pelo “Conselho de Investigação Científica e Tecnológica da Turquia”, em coordenação com a Autoridade Tributária.

Armazenamento

Armazenamento

Obrigatório para emissores e receptores durante um prazo de, pelo menos, 10 anos. Além dos documentos armazenados devem ser assinados de forma digital segundo a norma XADES.

Controlo fiscal

Controlo fiscal

O emissor de faturas eletrônicas na Turquia não pode enviar os seus documentos diretamente ao destinatário, tendo sempre que as enviar por meio da plataforma da TRA.

Precisa saber mais sobre a fatura eletrônica na Turquia?

Entre em contato com um de nossos especialistas em faturamento eletrônico.

Informamos que os dados pessoais coletados por meio deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo EDICOM. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, conforme as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve digitar um número de telefone Selecione seu país Aceite as condições

Enviando

Por favor espere. Isso pode levar alguns segundos.

Obrigado pelo envio das informações!

Perguntas frequentes

e-Arşiv Fatura é a fatura eletrônica que as empresas devem emitir a todos os clientes que não estiverem registrados na TRA.

A e-Fatura é o nome da fatura eletrônica na Turquia.

O e-Irsaliye é o comprovante de entrega eletrônico e também é obrigatório para as empresas obrigadas a emitir faturas eletrônicas.

Implementação da fatura eletrônica no mundo

Os requisitos técnicos e legais para o faturamento eletrônico são diferentes em cada país. Se você deseja conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de um determinado país, basta clicar no mapa ou escolher um país na lista a seguir.

Notícias sobre a faturação eletrónica na Turquia

Como faturar de forma eletrônica na Turquia

Aprenda todos os detalhes sobre faturamento eletrônico na Turquia.