
A fatura eletrônica na Espanha
Características do faturamento eletrônico na Espanha
Na Espanha, a fatura eletrônica é obrigatória no âmbito da Administração Pública. Os fornecedores da Administração devem enviar as faturas eletrônicas ao PGEFe (Ponto Geral de Entrada de Faturas Eletrônicas) que cada Administração Pública tem disponibilizado e preparado tecnicamente para facilitar a recepção dos arquivos. Desde 2018, também é obrigatória a utilização da fatura eletrônica nas relações entre subcontratados e contratados principais da Administração Pública e a sua remissão por meio da plataforma FACeB2B.
No âmbito B2B, está previsto que se estenda sua obrigatoriedade, de forma progressiva, entre 2024 e 2025, em função do volume de faturamento das empresas.


Obrigatoriedade
A fatura eletrônica é obrigatória na Administração Pública, assim como nas relações entre os seus subcontratados e contratados quando o valor da mesma superar os 5000 euros. No âmbito B2B, Espanha prepara-se para uma implementação da fatura eletrônica entre empresas e trabalhadores autônomos, começando pelos grandes contribuintes com faturamento anual de mais de 8M de euros.

Procedimentos administrativos requeridos
Nas relações com a administração pública, é necessário contar com um certificado eletrônico para a assinatura obrigatória destes documentos. Na sua ausência, pode-se usar os serviços de assinatura digital de um fornecedor por meio do sistema de 'delegação de assinatura'.

Formato da fatura
Só está normalizado o formato FACTURAE para as relações com a administração pública. Trata-se de um documento estruturado XML que os fornecedores e credores das administrações públicas espanholas devem criar obrigatoriamente.

Assinatura digital
Obrigatória nas faturas dirigidas à administração pública. Para o restante das faturas eletrônicas, não é obrigatório, embora se trate de um sistema amplamente usado nas relações B2B.

Formato de impressão
Só está normalizado o formato FACTURAE para as relações com a administração pública. Trata-se de um documento estruturado XML que os fornecedores e credores das administrações públicas espanholas devem criar obrigatoriamente.

Links de interesse

Sistema tributário eletrônico
Espanha dispõe de um amplo sistema tributário eletrônico que, por sua vez, consiste em vários subsistemas:
- SII | Suministro inmediato de información (Fornecimento Imediato de Informações)
- SILICIE - Suministro Inmediato de Libros Contables de Impuestos Especiales (Fornecimento Imediato de Livros-razão de impostos especiais)
- Ticket Bai - LROE sistema de faturamento eletrônica e e-reporting no País Basco
Precisa saber mais sobre a fatura eletrônica na Espanha?
Entre em contato com um de nossos especialistas em faturamento eletrônico.
Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.
Enviando
Por favor espere. Isso pode levar alguns segundos.
Obrigado pelo envio das informações!
Conteúdo Relacionado
Implementação da fatura eletrônica no mundo
Os requisitos técnicos e legais para o faturamento eletrônico são diferentes em cada país. Se você deseja conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de um determinado país, basta clicar no mapa ou escolher um país na lista a seguir.