Características do faturamento eletrônico na Bélgica

O uso da fatura eletrônica na Bélgica começou em 2013, quando o governo equiparou a sua validade à das faturas em papel. No setor público, as entidades públicas devem receber e processar faturas eletrônicas. A obrigação de enviar notas fiscais eletrônicas existe para todos os fornecedores de entidades públicas do país.

O ministro das Finanças da Bélgica, Vincent Van Peteghem, chegou a um acordo no Conselho de Ministros sobre a introdução obrigatória do faturamento eletrônico entre empresas a partir de 1º de janeiro de 2026.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Federale Overheidsdienst Financien.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

No âmbito B2G, a fatura eletrônica é obrigatória quer para as administrações públicas centrais e federais quer para os seus fornecedores.

No âmbito B2B, o Conselho de Ministros belga aprovou um anteprojeto de lei que exige o uso de faturas eletrônicas estruturadas a partir de 2026.

Formato da fatura

Formato da fatura

PEPPOL BIS 3.0.

Assinatura digital

Assinatura digital

Não é obrigatória.

Armazenamento

Armazenamento

7 anos.

Precisa saber mais sobre a fatura eletrônica na Bélgica?

Entre em contato com um de nossos especialistas em faturamento eletrônico.

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve entrar na empresa Você deve digitar um número de telefone Selecionar um prefixo válido Aceite as condições

Enviando

Por favor espere. Isso pode levar alguns segundos.

Obrigado pelo envio das informações!

Perguntas frequentes

As faturas eletrônicas para o setor público podem ser enviadas seguindo o modelo PEPPOL. O governo federal tem uma plataforma central de recepção de faturas denominada MERCURIUS, conectada à rede PEPPOL. Todas as entidades públicas do país – tanto centralizadas como descentralizadas – podem utilizar esta plataforma. Contudo, têm a liberdade de escolher uma conexão direta à rede PEPPOL. 

De momento, só é obrigatória tanto para toda a administração pública como para os seus fornecedores nas regiões da Flandes e de Bruxelas.

Conteúdo Relacionado

Notícias sobre a faturação eletrónica na Bélgica

Fatura eletrônica na Bélgica prevista para 2026

O ministro das Finanças chega a um acordo para introduzir a faturamento eletrônico B2B a partir de janeiro de 2026

Novidades sobre a fatura eletrônica na região Benelux Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo

Analisamos o estado da fatura eletrônica nos países da região Benelux: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

A fatura eletrônica B2G será obrigatória na Valônia

As empresas fornecedoras da administração pública da Valônia estão obrigadas a utilizar a fatura eletrônica