Características do faturamento eletrônico na Bélgica

O uso da fatura eletrônica na Bélgica começou em 2013, quando o governo equiparou a sua validade à das faturas em papel. No setor público, as entidades públicas devem receber e processar faturas eletrônicas. A obrigação de enviar notas fiscais eletrônicas existe para todos os fornecedores de entidades públicas do país.

A proposta de lei para a fatura eletrônica na Bélgica foi aprovada pelo Parlamento belga. Entrará em vigor a 1º de janeiro de 2026 para todas as empresas, e será obrigatório enviar e receber faturas eletrônicas.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Federale Overheidsdienst Financien.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

No âmbito B2G, a fatura eletrônica é obrigatória quer para as administrações públicas centrais e federais quer para os seus fornecedores.

No âmbito B2B, a fatura eletrônica B2B obrigatória entra em vigor em janeiro de 2026.

Formato da fatura

Formato da fatura

PEPPOL BIS 3.0.

Assinatura digital

Assinatura digital

Não é obrigatória.

Armazenamento

Armazenamento

7 anos.

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Perguntas frequentes

As faturas eletrônicas para o setor público podem ser enviadas seguindo o modelo PEPPOL. O governo federal tem uma plataforma central de recepção de faturas denominada MERCURIUS, conectada à rede PEPPOL. Todas as entidades públicas do país – tanto centralizadas como descentralizadas – podem utilizar esta plataforma. Contudo, têm a liberdade de escolher uma conexão direta à rede PEPPOL. 

De momento, só é obrigatória tanto para toda a administração pública como para os seus fornecedores nas regiões da Flandes e de Bruxelas.

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