Autoridade fiscal
DGI - Dirección General Impositiva.
Automatize seu processo de faturamento eletrônico no Uruguai.
No Uruguai, as faturas eletrônicas recebem a designação de Comprobantes Fiscales Electrónicos (Comprovantes Fiscais Eletrônicos, CFE). O sistema de faturamento eletrônico no Uruguai é conhecido como Régimen de Documentación através de Comprobantes Fiscales Electrónicos, e é a Dirección General Impositiva (DGI) que está encarregada de administrar o processo de emissão, recebimento e conservação dos comprovantes. A DGI estabeleceu um cronograma para determinar que indivíduos com essa obrigação devem começar a emitir faturas eletrônicas. Iniciou sua implementação em 2016 e foi ampliando seu uso a diferentes grupos de empresas até 2022.
DGI - Dirección General Impositiva.
É obrigatória para todos os contribuintes tanto na emissão como na recepção.
É necessário realizar um processo de registro administrativo e de certificação perante a DGI. Para isso, deve ser um contribuinte passível de alguns dos impostos regulados pela DGI e contar com um fornecedor de faturamento autorizado para a gestão de comprovantes fiscais e a assinatura digital de documentos por meio de certificados digitais.
O CFE (Comprovante Fiscal Eletrônico) é um documento estruturado em formato XML com uma sintaxe definida e mantida pela DGI.
É obrigatória a assinatura digital avançada.
O contribuinte gere diferentes CAE (Constancia de Autorización de Emisión - Comprovante de Autorização de Emissão) para numerar as suas faturas e declará-las perante a DGI. Após a confirmação de recepção por parte da DGI, a fatura pode ser enviada.
Normalizado, incorpora um selo digital representado num código bidimensional com informações fiscais que permitem verificar a fatura.
Obrigatório para emissor e receptor durante 5 anos.
O contribuinte deve gerir um livro diário dos seus comprovantes fiscais eletrônicos, livro CFE.
Contate um de nossos especialistas em fatura eletrônica.
Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.
Obtenção dos dados necessários do ERP do cliente para sua transformação no padrão XML, estabelecido pela DGI, e aplicação de mecanismos de validação de dados para controlar, que contêm a informação necessária.
A cada documento é aplicada a assinatura digital avançada. O contribuinte administra diferentes CAE (Constancia de Autorización de Emisión - Comprovante de Autorização de Emissão) para numerar suas faturas e declará-las perante a DGI.
Após a validação da DGI, a EDICOM procede ao envio automático dos CFE para cada destinatário, usando canais de comunicação seguros e fiáveis (VAN privada, gateway EDI, https, sftp, x400, OFTP, AS2, AS4...).
Arquivo eletrônico dos comprovantes com totais garantias de segurança e acessibilidade durante um período legal de 5 anos, tanto para o emissor como para o destinatário.
Está disponível com acesso livre, no Portal de eFactura da DGI, a lista de todos os emissores eletrônicos autorizados. Além disso, está disponível para uso exclusivo dos emissores eletrônicos a lista atualizada deles, com os correspondentes endereços postais declarados na DGI para comunicação entre emissor e destinatário, que podem transferir diariamente.
Para os CFEs, definiu-se um formato único baseado no padrão XML, com áreas e atributos obrigatórios, opcionais ou condicionais, segundo o tipo de CFE. A informação considerada na definição dos formatos é a específica da transação e que é necessária para o emissor e o destinatário. Se houver outra informação que o emissor/destinatário requeira e que não esteja incluída no formato definido pela DGI, pode ser incluída na Zona Adenda, que não é enviada para a DGI.
CAE significa Constancia de Autorización de Emisión. É um arquivo XML que contém o intervalo de numeração habilitado pela DGI para cada tipo de CFE.
Os contribuintes habilitados para documentar suas operações por intermédio de CFEs podem solicitar o registro de autorização para sua emissão (CAE, Constancia de Autorización de Emisión) após receber a comunicação que os autorize como emissores eletrônicos.
O emissor, antes do envio do comprovante para o destinatário eletrônico, do transporte das mercadorias ou da entrega de sua representação impressa ao destinatário não eletrônico, deve enviar cada um dos comprovantes emitidos. No caso da e-Factura de exportação e respectivas notas de correção e e-Remito de exportação, o emissor deve enviar cada um dos referidos CFEs antes do transporte da mercadoria, da entrega da representação impressa ou do envio para a Dirección Nacional de Aduanas.
Os relatórios diários são um resumo consolidado de todos os comprovantes fiscais eletrônicos e documentos de contingência emitidos no dia do envio para a DGI. Começam a ser gerados desde que a empresa é habilitada pela DGI.
A assinatura digital avançada é o substituto digital da assinatura manuscrita que acompanha um comprovante fiscal eletrônico, originário do documento, e permite verificar com certeza a identidade do emissor eletrônico, manter a integridade do comprovante fiscal eletrônico e impedir o emissor eletrônico de desconhecer sua autoria ou rejeitá-lo.
É a representação de um CFE em um formato de imagem ou PDF que cumpre o formato estabelecido para a representação impressa “Formato dos CFEs”. Esse documento incorpora um selo digital representado em um código QR com informação fiscal do comprovante e pode ser impresso a quantidade de vezes que for necessário.
Os requisitos técnicos e legais para o faturamento eletrônico são diferentes em cada país. Se desejar conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de qualquer país em particular, escolha um país da lista pendente.
Fique por dentro das datas-chave de entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica ao redor do mundo.
Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.