Características do faturamento eletrônico na Costa Rica

O governo da Costa Rica iniciou o seu projeto de fatura eletrônica em 2017, por meio de um programa de massificação escalonada que terminou em 2018. Desde então, a utilização da fatura eletrônica é obrigatória para todos os contribuintes quer na emissão quer na recepção.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

DGT - Dirección General de Tributación

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

Desde 2018, é obrigatória para todos os contribuintes tanto na emissão como na recepção. 

Procedimentos administrativos requeridos

Procedimentos administrativos requeridos

É preciso realizar um registro prévio junto da Administração Tributária Virtual (ATV), dependendo do tipo de contribuinte e do uso que se pretende fazer do sistema (emissor - receptor eletrônico; receptor eletrônico - não emissor; receptor manual; receptor eletrônico - consumidor final).

Formato da fatura

Formato da fatura

Há diferentes documentos eletrônicos, todos eles definidos no formato XML: fatura eletrônica, fatura eletrônica de compra, fatura eletrônica de exportação, nota de crédito e nota de débito eletrônicas, talão eletrônico.

Controlo fiscal

Controle fiscal

Os comprovantes eletrônicos devem estar acompanhados de duas mensagens-chave: Mensagem das Finanças e Mensagem do Receptor.

Assinatura digital

Assinatura digital

A fatura deve ser assinada digitalmente a partir de um certificado emitido por uma autoridade de certificação internacional.

Armazenamento

Armazenamento

O armazenamento é obrigatório para emissor e receptor durante um período de cinco anos, em conformidade com o Artigo 109 do Código de Normas e Procedimentos Tributários.

Formato de impressão

Formato de impressão

As faturas devem ser impressas se o cliente assim o exigir.

Precisa saber mais sobre a fatura eletrônica na Costa Rica?

Entre em contato com um de nossos especialistas em faturamento eletrônico.

Informamos que os dados pessoais coletados por meio deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo EDICOM. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, conforme as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve digitar um número de telefone Selecione seu país Aceite as condições

Enviando

Por favor espere. Isso pode levar alguns segundos.

Obrigado pelo envio das informações!

Perguntas frequentes

Mensaje Hacienda: Mensagem emitida pelo Ministério da Fazenda (Ministério das Finanças) em resposta ao emissor eletrônico da fatura, indicando sua Aprovação ou Rejeição.

Mensagem enviada pelo receptor da Fatura Eletrônica para o Ministério das Finanças, aceitando parcialmente ou rejeitando a mesma.

Implementação da fatura eletrônica no mundo

Os requisitos técnicos e legais para o faturamento eletrônico são diferentes em cada país. Se você deseja conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de um determinado país, basta clicar no mapa ou escolher um país na lista a seguir.